sábado, 28 de fevereiro de 2009

Cuide bem da sua marca

Definitivamente, marca não é um ativo intangível. Ela se materializa em bens, em serviços e fica clara a sua contribuição para a empresa quando se olha o resultado financeiro ao longo dos anos. Por isso que os investimentos em comunicação institucional trazem um retorno difícil de mensurar.
Uma marca é um bem ou serviço impecável. Que entrega o que promete aos seus clientes. Que mostra diferenciais. Que confere identidade a uma empresa. Que é capaz de gerar lucros no curto, médio e longo prazo. Isso fica muito fácil de medir quando se vende uma empresa. Em casos em que a marca será vendida junto com o negócio, ela chega a representar 100% dos ativos.
Há exemplos como o da Coca-Cola e das outras 99 marcas mais valiosas do mundo, calculadas todo ano pela Interbrand. Se fosse vendida separadamente, a Coca-Cola valeria 66 bilhões de dólares. Mas só o fato dela ser Coca-Cola já possibilita lançar um novo refrigerante custando pelo menos 20% a mais que a concorrência, me disse semana passada o Marcos Machado, sócio-consultor da Top Brands.
Tudo tem importânciaAs marcas de luxo não nos deixa mentir. Afinal, por que as bolsas da Louis Vuitton valem o que valem? A marca é a representação de uma história de 150 anos com produtos feitos a mão até hoje. Há um cuidado obsessivo com o produto. Com a qualidade, com a excelência. Ela entrega um produto único e as ações de comunicação e promoção servem apenas para criar ainda mais desejo pela marca.
Por isso que quando se fala em branding deve se pensar na gestão da companhia, no relacionamento, no ponto-de-venda, no preço, pois é a partir da entrega de bens e serviços únicos que haverá criação de valor. Cuidar de uma marca, portanto, é oferecer bens e serviços que façam a diferença na vida de seus compradores. Não é ficar pensando em campanhas de publicidade criativas para concorrer a leões em Cannes.
Basta lembrar que a grande maioria dos produtos vendidos nos supermercados não conta com apoio publicitário. Eles vendem porque são bons. E quem continua vendendo é porque inova. Porque mantém um bom relacionamento com seus clientes. Claro que a publicidade e a promoção são importantes. Mas cuidar de uma marca é cuidar do seu core business, pois é ele quem paga o seu salário no fim do mês.
Caso de sucessoÉ promover experiência. A entrada da Starbucks no Brasil mostra muito bem isso. Com uma história criada no exterior, a marca não fez um anúncio sequer para o lançamento de suas lojas. Quem já conhecia a marca fez fila na porta. Quem não conhecia, passou a experimentar e a gostar.
Em apenas dois anos no país e com menos de 20 lojas, a rede já está entre os cinco maiores mercados do mundo em termos de atendimento. Como escrevi anteriormente, Starbucks é a 85ª marca mais valiosa do mundo. Vale 3,8 bilhões de dólares. Está atrás da Nescafé (28ª), mas é ela a responsável por transformar um produto comum em objeto de desejo.

Brasil tem a maior taxa de participação em comunidades on-line


As comunidades on-line atingem 78,4% dos internautas brasileiros. A taxa é a maior do mundo, à frente do Japão (73,7%) e França (62,9%). Uma pesquisa do IBOPE Inteligência chegou a esses resultados e entrevistou também 14 gestores de Marketing e Comunicação de diversas empresas.
Segundo o estudo, a utilização de blogs e comunidades on-line já começaram a ser praticada por diversas empresas brasileiras, focando nos consumidores que utilizam a internet regularmente. De acordo com pesquisas recentes do IBOPE, já são 40 milhões de brasileiros freqüentando a internet, onde 64% deles participam de sites de comunidades e 13% criam ou atualizam blogs.

PÉROLAS DE NELSON SILVA: ALEXANDRIA(1991)

Ainda não será inverno
ainda não é tão frio assim
enquanto isso eu espero
finjo estar longe de mim
quero estar longe de mim...

O vento leva um jornal de ontem
o tempo apaga a luz do dia
estranho rosto que eu escondo
mando pro espaço as pedras do caminho.

Ainda não será tão tarde
a aurora não trará o fim
atrás dos bares eu me parto
morro e renasço quando estou sozinho.

Espero resposta na porta de casa
de uma carta que não vem
também não me importa se são cartas marcadas
as horas que passo pensando em alguém...


Alexandria foi gravada no álbum "Sequestro-Relâmpago" da banda The Raptores em agosto de 2005.

PÉROLAS DE NELSON SILVA III: PAÍS DO FUTURO(1991)

País do futuro
desde quando eu nasci
meus olhos no escuro
orgulho que eu não senti

Os ditadores ditaram
dores demais
sujaram de sangue
nossos jornais

e o amanhã
foi esquecido
como um dia
que passa por mim

passo a contar os vencidos
e a chorar pelas tribos
tupi-guarani.

Dos nossos estúdios de televisão
o Estado-Repúdio da nossa razão
a imagem em cores
que domina a visão
comanda os controles da pobre nação

que sorri
quando nem tudo são flores
feliz
como todos os outros
anjos-de-cara-suja.

Armas e praças montadas
Monte Castelo e Montese
Marchas no Araguaia
computadores e casebres...


Esta peça foi gravada pela banda The Raptores em 2005 no álbum "Sequestro-Relâmpago".

PÉROLAS DE NELSON SILVA II: ENREDO OBSCURO(1991)

Já te falei dos vícios
e dos caminhos tortos
e que desde o início
eu não me importo.

São os meus motivos
tudo que não posso
todos estão vivos
ídolos mortos.

E o que são princípios
ricos são tão pobres
beirando o precipício
como um trevo da sorte.

Já não sinto mais medo do escuro
já nem guardo segredos, sobretudo
refletir no espelho o futuro
é saber do enredo obscuro.


Esta peça foi gravada em 2005 no CD da banda The Raptores, "Sequestro-Relâmpago".

PÉROLAS DE NELSON SILVA: MENINOS DA PAZ (1991)

Eu sei
que nada é perfeito
nem deuses
nem super-heróis

no céu diante da guerra
ainda
nasce o sol

mais uma vez
mais uma voz
novamente
logo após

Eternamente
somos nós
os mesmos de sempre
os meninos da paz.

Não sei
se são os mesmos gritos
daqueles que nunca mais

o mistério ainda sobrevive
ao inverno que congela o cais

desconhecido
frio demais
adormecido e solitário

Infelizmente
há tempos atrás
a dor que ainda sentes
o vento ainda traz...


Este texto foi escrito em 1991, em homenagem a 3.000 marinheiros japoneses de 14 a 17 anos que auto afundaram seus navios sob ataque americano na baía de Iwo Jima em 1945.

PÉROLAS DE NELSON SILVA: