segunda-feira, 6 de abril de 2009

A intrusa chamada Apple


Com o crescimento dos smartphones, empresas de software roubam espaço e as receitas que até pouco tempo pertenciam às operadoras de telefonia celular

A batalha das operadoras pela liderança no mercado brasileiro de telefonia móvel foi, durante muito tempo, repetitiva e monótona, com praticamente os mesmos competidores e poucas variações de concorrência. As empresas alternavam posições no mercado seguindo a tradicional tática para conquistar clientes: oferecer o modelo mais moderno de celular e reduzir as tarifas. Quem conseguisse equilibrar os dois fatores teria, em tese, mais chance de se posicionar na liderança. Recentemente, a disputa ficou menos óbvia. O quarteto Claro, Oi, TIM e Vivo ganhou competidores que não vêm do setor de telecomunicações. Agora, são empresas de tecnologia e internet que desafiam a posição confortável das operadoras também em software, vídeos e músicas que rodam no celular.
Não faz tanto tempo assim que as operadoras viviam no que se convencionou chamar de "jardim murado". A expressão era usada para descrever o ambiente fechado criado pela AOL. O modelo pregava uma regra muito simples: todo e qualquer conteúdo oferecido na AOL tinha de ser aprovado pela empresa. O sistema funcionou muito bem durante os anos 90, mas não resistiu à expansão da web aberta - e a queda do muro quase representou o fim da AOL. As operadoras celulares sempre tiveram privilégios semelhantes. Fornecedores de conteúdo ou de software tinham de pagar pedágio para chegar até a telinha dos usuários. Mas, agora, esse modelo está em xeque. O maior exemplo dessa mudança na concorrência é a Apple. A empresa tornou-se uma grande distribuidora de conteúdo, alavancada pela loja móvel App Store - que traz hoje mais de 25 000 tipos de programa, muitos deles gratuitos, que podem ser baixados para o iPhone. Criada em julho do ano passado, a loja já contabiliza mais de 800 milhões de downloads. Em outras palavras: o poder de escolha que estava nas mãos das operadoras está evaporando rapidamente.


Por Camila Fusco - Da Revista Exame direto para o Mensageiro da Realidade