quinta-feira, 9 de abril de 2009

A ESPADA NEO-LIBERAL QUE DIZIMA O HOMEM

Ainda estou absolutamente estarrecido com duas notícias da realidade de nosso país que me fizeram perder o sono e até verter lágrimas em cima do pano da bandeira de nossa pátria. Creio que não só eu mas todos os homens e mulheres com um pingo de decência nas veias sentiram este supremo e doloroso golpe.
Senão vejamos: uma instituição de combate a pobreza de uma universidade local divulgou um estudo que reitera, com base nos dados colhidos, uma assustadora conclusão: nada mais nada menos do que 92% da populaçao do Estado do Ceará encontram-se, ou em extrema indigência (vivendo com um oitavo do salário mínimo por mês) ou em indigência (vivendo com um quarto do salário mínimo por mês) ou classificados como pobres (vivendo com a metade de um salário mínino por mês). E, a despeito dessa aterradora notícia, estampada em letras garrafais em um periódico local, certos setores da política anunciaram a aprovação quase total (apenas um parlamentar votou contra) da construção de uma aquário na Praia de Iracema que vai sugar dos cofres públicos 250 milhões de reais, sob o pretexto de incrementar o turismo. Detalhe: o estudo a que me referi calculou em 240 milhões de reais o valor necessário para minimizar o sofrimento dos 92% dos deserdados do Estado do Ceará. Veja bem, minimizar e não sanar. Ou seja, menos do que a verba destinada a sandice do tal aquário, numa verdadeira afronta à população que paga a maior carga tributária deste velho planeta nos turbulentos dias atuais. Não estamos diante de um Império Romano moderno, quando a política do pão e circo enganava a fome do populacho, sufocando com tributos exorbitantes seus cidadãos e carregando às arenas lotadas a ralé no vil espetáculo da matança dos gladiadores, eles mesmos comprados do seio da cidadela?
Recentemente mudei-me para o Centro de minha amada cidade de Fortaleza e passei a constatar com meus próprios olhos a credibilidade deste estudo. Não tem uma esquina onde eu não dê de cara com um miserável ou uma miserável pedindo esmola, comendo lixo, dormindo ao relento, morrendo nas ruas ou empurrando aqueles carinhos de reciclagem que já figuram como cartões-postais de Fortaleza. Não tem hospital, não tem moradia, não tem política social, não tem emprego. Não tem nada. O Estado só quer arrecadar. A espada do neo-liberalismo está lá, na garganta do nosso povo. Tais fatos me levam a refletir sobre a quantas anda a cabeça de nossos representantes nos parlamentos, nas câmaras, nas assembléias e no Senado Federal, este atingido por um mar de bosta tamanho que me dá asco. Estes caras atuam em benefício próprio, eles não tem sensibilidade e enquanto isso, o Big Brother Brasil atua como se fosse um novo espetáculo de gladiadores, alienando a massa. Já não consigo mais escrever. Depois volto a falar deste assunto.

Mensageiro da Realidade