sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Este blog foi Eleito Top 100 na Categoria Comunicação Profissional do Prêmio Top Blog, o maior Prêmio da Internet Brasileira.Obrigado!

Ele explica?!




No próximo dia 23, faz 70 anos da morte de Freud, o Pai da Psicanálise, e suas teorias continuam presentes na área clínica, nas universidades e no meio cultural


Ele recebeu o nome de Sigismund Schlomo Freud, mas em 1877 fez questão de abreviar para Sigmund Freud. Com esse nome, tornou-se conhecido, respeitado e reverenciado pelas contribuições que deu à humanidade. A interpretação dos sonhos, a existência de uma sexualidade na infância, o reconhecimento de desejos infantis dos filhos em relação aos pais se tornaram foco das discussões de estudiosos das teorias de Freud. Em seus 83 anos de vida, trabalhou muito, mas enfrentou sérios problemas financeiros e morreu em consequência de um câncer, no dia 23 de setembro de 1939, em Londres.

Freud nasceu em 1856, na região da Morávia, que fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje denominado de República Checa. Em 1860, a família mudou-se para Viena, onde ele ingressou aos 17 anos na Faculdade de Medicina. Quando se formou em 1882, trabalhou com o neurologista francês Jean-Martin Charcot, com o qual conheceu a hipnose. Mas foi com o médico Joseph Breuer, considerado seu principal colaborador, que Freud publicou o Estudo sobre Histeria. Nesse livro é descrita a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, que poderiam desaparecer se o paciente conseguisse se expressar.

O psicanalista Orlando Cruxên, professor do curso de Psicologia da UFC, lembra que Freud teve uma trajetória interessante como criador da psicanálise. Esse método de investigação utiliza a fala e visa resgatar o significado do inconsciente, das palavras, dos sonhos, delírios de uma pessoa. "Freud revolucionou em vários aspectos, mostrou que o ser humano não é dono nem de sua própria casa porque o inconsciente o atravessa e o desloca."

A Psicanálise foi o método desenvolvido pelo médico neurologista Sigmund Freud para tratar de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente. Laéria Fontenele, diretora do Corpo Freudiano, observa que Freud mostrou que o inconsciente existe, tem lógica e funciona a partir de leis próprias. Essa lógica, segundo ele, demonstra sua inserção na vida psíquica por meio de sonhos, lapsos de memória.

Foi no livro A Interpretação dos Sonhos, sua obra mais conhecida, que Freud demonstrou o argumento para explicar o inconsciente e desenvolver um método para conseguir chegar até ele. Para isso, usou elementos de suas experiências anteriores com as técnicas de hipnose. Laéria ressalta que a psicanálise tomou outro rumo quando Sigmund Freud criou o método psicanalítico da associação livre para tratar os pacientes neuróticos. "Freud era muito corajoso, nunca abriu mão de suas convicções, mesmo quando foi criticado por mostrar a existência da sexualidade infantil."

Conhecida como a "Cura pela Fala", a técnica consiste em deixar a pessoa falar o que vem na mente. "Quando os sinais do inconsciente aparecem, o analista interpreta." Freud acreditava que as memórias "reprimidas" eram sempre de natureza sexual. Setenta anos após sua morte, as descobertas continuam atuais.

Fátima Guimarães especial para O POVO direto para o Mensageiro da Realidade.
fatima.guimar@gmail.com