sexta-feira, 17 de julho de 2009

PRIMÓRDIOS DO PUNK EM FORTALEZA


O SHOW E A MOITA

No início dos anos 80 poucos eram os clubes que disponibilizavam seus espaços para eventos diferentes, além do tradicional forró na capital alencarina. Coincidentemente estava a todo vapor o movimento Punk de Fortaleza e um de seus maiores pólos era a Jurema,(bairro da cidade de Caucaia na região metropolitana). Nesse bairro existia um clube denominado América, muito conhecido por suas festas de forró, new wave e várias vertentes do rock, onde reinavam: Ramones, Sham 69, Sex Pistols etc. Outro fato pitoresco eram as constantes perfurações por armas brancas que ocorriam entre os frequentadores.
O América era um prato cheio para as bandas punks e seus festivais. Com muita insistência os organizadores do movimento conseguiram convencer o dono do clube a cede-lo para um show de várias bandas: Xerox Suburbana, RepressãoX, Estado Mórbido, Zoeira, Profetas do Lixo(as bandas dá época). Tudo pronto, tudo acertado para um sábado á noite cuja a real data fugiu dos arquivos. Todos sabem que o melhor do show é o todo:o antes , durante e depois. E esse não seria diferente.
O show estava programado para as 23hs e a Xerox Suburbana iria abri-lo(nessa época a mesma tinha Alex-Baixo e Vocal, Laércio( Xerox)-Bateria-Vocal e discurso e Tidô na guitarra). Pontualmente as 19hs já estavam todos lá. A empolgação era geral, os donos de bares adoraram(quase acabaram com o estoque de cachaça) e as idas e vindas para urinar longe dos bares e do clube era frequente.Lá pelas 22:30 o Xerox sentiu falta do Alex e saiu a perguntar á todos onde ele se encontrava, pois a mais de duas horas que o mesmo não era visto juntamente com alguns companheiros e adeptos que simplesmente sumiram. O estigma que sempre perseguia e persegue o movimento Punk é :”inresponsabilidade “, fato este que descordo plenamente quando quem está a frente são pessoas como: Laércio ou Xerox(o segundo nome era mais falado), Amarildo, Argemiro, Jorge(atual baterista da Banda Voluntários). De encontro ao que foi citado, o Xerox a todo vapor fez um verdadeiro limpa, arrastão ou rodão como costumávamos denominar as pessoas que procuram outras, mesmo sabendo da odisseia a ser enfrentada. Mas ele não procurava em vão, pois tinha conhecimento dos hábitos e da personalidade não só do Alex, como também, dos que estavam sumidos e dos presentes.
Como que surgindo do nada lá pelas 23:45hs(a essa altura a Xerox Suburbana seria a última a tocar “foi o que anunciaram”), aparecem dois rapazes com as devidas alcunhas:Grillo e Lesado. Ambos vinham de encontro ao local de maior aglomeração fora do clube , e lógico dariam de cara com o Xerox. E foi o que aconteceu! Seguiu-se então um jogo de perguntas e respostas ."- Ei vocês dois cadê o Alex? Re: Alex? Entre olharam-se e tiveram uma crise de riso que passou dos dez minutos. Nosso Laércio ficou olhando, um pouco pasmo, mas nem tanto impressionado e foi logo soltando: Cadê ele? Seus alienados! Re: "-Sei lá! Foi essa a resposta". E tome risos(se fosse outro que perguntasse assim o pau tinha cantado , isso não resta dúvida). De repente surge o Magoo rindo a toa como se tivesse tirando onda(Magoo era o baixista do Estado Mórbido na época e tinha acabado de tocar). E foi logo dizendo: E aí Xerox? Falta pouco! Já estão no ponto? Não vou nem colocar aqui a resposta. Mas como o Laércio sabia onde estava pisando e muito bem, começou a investigar Lesado e Grillo. Ofereceu para eles uma cerveja, tal foi a sua admiração ou contestação que os mesmos só deram um gole e cuspiram o resto, alegando que a garganta estava cheia demais e não descia nada. Após essa observação iniciou-se uma negociação:"- Conta logo o que está acontecendo! Disse o Xerox". Foi aí então que o Lesado abriu a mala: “-Xerox sabe como é né? Eu gosto de plantar umas plantas bonitas e hoje de tardezinha lá em casa o Alex e o Grillo me disseram que uma lá acalmava os nervos. Qual? Re: O Grillo disse que era Saia Branca(Datura Mentel L.) e resolvemos fazer um chá e tu conhece o Alex, enquanto a gente tomamos uma xícara ele tomou o que restou no bule. E cadê ele? Re; Ta com umas duas horas que ele disse que ia dá uma cagada. Aonde? Re: Numa moita lá perto do trilho. PQP retrucou o Xerox, negrada vamos lá e é agora ! E assim o fizeram. Para encontrar a tal moita foi um trabalho tão grande que ainda hoje as pernas de quem foi atrás sente cólicas. Finalmente a encontraram, e lá estava o Alex de cócoras, um toleto abaixo das nádegas e as calças arreadas e olhando para cima e se esquivando pra todos os lados e gritando:Estamos sendo atacados! Salve-se quem puder! O armagedom chegou! Xerox então respondeu:"- quem devia ta aqui era a polícia com a equipe do Mira e Lopes(Hospital Psiquiátrico de Fortaleza). E foi logo dizendo:"- Sai daí ! Re: Meu Deus não acredito! Vocês estão salvos! O alvo principal somos nós os Punks! E tome risadas dos demais e injuriação do Xerox , mais ainda por notar que na dita moita tinha mais três juntos com o Alex contando a mesma história(deve ter pego um bom pedaço da planta da casa do lesado e feito outro chá). O Laércio saiu em disparada rumo ao América e esculhambou “determinadas atitudes” e fez o show somente com o Tidô. E o Alex? Bem o Alex ficou lá com os demais se esquivando dos bombardeiros até o dia amanhecer.

Kleber Aurélio é Farmacêutico, Escritor, Músico e ex-integrante das bandas Santa Inocência, Xerox Suburbana e Conflito Mundial.