segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 de julho de 1969 - O homem chega à Lua


20/07/2009 - 00:01 | Enviado por: Sheila Machado

“Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade”. Foi com estas palavras que, há exatos 40 anos, o astronauta Neil Armstrong consolidou o sucesso da missão espacial norte-americana Apollo 11 e entrou para a história da humanidade como o primeiro homem a pisar na superfície lunar.
O lançamento da Apollo 11 foi realizado em 16 de julho, do Cabo Canaveral, na Flórida, e teve atenção mundial através da transmissão televisiva. A bordo, o módulo espacial continha apenas três astronautas: Neil Armstrong, comandante da missão; Michael Collins, controlador do Módulo de Comando Columbia; e Edwin Eugene ‘Buzz’ Aldrin Jr., piloto do Módulo Lunar Eagle. Cerca de 12 minutos após o lançamento, a Apollo 11 entrou em órbita terrestre e, 30 minutos depois, se separou do foguete Saturno V, rumando para o satélite natural da Terra. Ao final de 3 dias tranquilos de viagem, a missão espacial alcançou seu destino e seus tripulantes acionaram os propulsores da nave para entrar em órbita lunar. Ao final de 3 dias tranquilos de viagem, a missão espacial alcançou seu destino e entrou em órbita lunar. Em 20 de Julho, com Neil Armstrong e Buzz Aldrin a bordo, o Eagle se separou do Columbia e iniciou sua descida em direção ao Mar da Tranquilidade, como foi chamado o local da superfície lunar escolhido para o pouso. Michael Colins permaneceu no módulo de controle monitorando o progresso da missão. Às 17 horas, 17 minutos e 40 segundos, horário de Brasília, o módulo lunar tocou suavemente o solo da Lua.
Seis horas depois, o comandante da missão deixava sua pegada na Lua e sua marca na história:

Corrida espacial na Guerra Fria
Em 24 de julho os três astronautas retornaram em segurança à Terra. Na Lua, deixaram instrumentos científicos, uma bandeira dos Estados Unidos da América e uma placa com suas assinaturas, a do presidente Richard Nixon e a seguinte mensagem: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade". O episódio representou um capítulo importante na disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética pela hegemonia da tecnologia espacial, considerada estratégica por seu potencial militar durante a Guerra Fria.

O que é PUNK?



Era uma vez um determinado encontro entre duas pessoas totalmente diferentes, e começaram a conversar, mas virou um jogo de perguntas e respostas:

-*O que é Punk?
-Pergunta sem resposta!
*Você sabia que o Punk já morreu?
-Então me enterraram sem avisar!
*Mas era apenas uma ideologia de uma década de juventude alienada e revoltada?
-Era uma pinóia, e não fale do que você não sabe!
*Então me explique?
-Explicar o que?
*Sobre o Punk!
-Se você tá dizendo que ele já morreu, e noto que também acha que tem razão, a melhor pessoa a lhe responder é um coveiro!
* E você é Punk?
-acho que você costuma ver fantasma!
*Porque?
-Tenho cara de fantasma?
*Não!
-Então o Punk não morreu, e não vai morrer nunca! Aliás é capaz do coveiro do cemitério ser um Punk também!
* Ah não ! Que conversa é essa, não venha me dizer que estou diante de um Punk ah! ah!
-Está sim, e há bem pouco tempo já estava era batizado com uma cuspida na cara!
*E por que não faz isso? E cadê aquelas roupas?
-Primeiro não faço porque não vale a pena, pois já sei que você quer contar para seus filhos que um dia um Punk cuspiu sua cara, não vou lhe dar esse prazer.
-Punk não tem definição, e peraí respeite esse nome, pois representa: coragem, atitude, carácter, questionamentos, estudos e sobretudo saber viver nesse mundo, tal como ele é e não da maneira que você pensa que é. Tô te vendo indeciso, não seria diferente. Roupas? Não é necessário comprar, é só usá-las e com o tempo elas ficarão do geito que está aí na sua mente. Posso usá-las, guarda-las, doar etc. Acho que você ainda continua se perguntando:"Porque ainda não levei uma cuspida, um murro e um chute?" . Aí meu caro, infelizmente você conseguiu o que queria, minha resposta sobre o Punk. Cuspida, murro. chute etc, você já começou a levar desde quando se dirigiu a palavra a mim, pois enquanto tú filosofava e se perturbava sobre o que morreu ou não, eu fiz o que um verdadeiro Punk deve fazer: SOBREVIVER! A cuspida são minhas palavras, o murro é meu estudo e minha profissão e o chute é uma junção de tudo isso, metaforicamente tú tá levando e só vai sentir quando a ficha cair. Pois Punk é burro(diz você) ah! ah! ´Foi o melhor esteriotipo que me deram, fiquei livre e ninguém nem ligou(fui pela tangente). É Contra o sistema capitalista(diz você) e você também é , pois briga com ele desde o dia em que nasceu e nunca venceu uma batalha, pois é um covarde! E eu estou usando-o agora, quer coisa mais PUNK do que isso.É contra a repressão(não vou repetir o que falei antes), mas que tal pegar a parte que o capitalismo deixa e transformá-la em aliada?* Então você não é mais PUNK? -Ah! você quer ressuscitar o que sempre esteve vivo? seu burro! Ideologia um cacete! É atitude mesmo. Ah! você já leu sobre a teoria da evolução? Pois então saiba que quem morreu foi você!!!!!!!

-Agora se vire e der no Pé!
-Ei peraí, faltou uma coisa: Esse é apenas o meu pensamento, e tá cheio de gente por aí doido pra achar um ecléctico(ou fuleragem) como você, para também dar sua opinião , muitas vezes totalmente diferente da sua! Aí é capaz de você pirar, mas é capaz do Psiquiatra que vai lhe atender ser um PUNK, aí você tem chances de preservar sua sanidade Mental!

Kleber Aurélio é Farmacêutico, Compositor, Músico e ex-integrante das bandas Santa Inocência, Conflito Mundial e Xerox Suburbana.