terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas domundo, começará a funcionar amanhã


Exatamente na fronteira franco-suíça,tocando em alguns dos mistérios pendentes sobre a matéria e o iníciodo universo, há 13,7 milhões de anos.
Maior acelerador de partículas já criado no mundo será testado em 10de setembro
DADOS PARA 60 MIL COMPUTADORESINFOGRÁFICO: COMO O LHC FUNCIONAO LHC PODE DESTRUIR O MUNDO?
O colossal instrumento, em que trabalham cerca de 5 mil físicos eengenheiros, há mais de uma década, é o maior projeto científico dosúltimos anos.
Robert Aymar, diretor geral da Organização Européia para aInvestigação Nuclear (CERN), se diz convencido de que o LHC vai levaros cientistas a achados que "mudarão nossa visão do mundo e, emparticuçar, de sua criação".
Desde 1996, a CERN construiu a 100 metros abaixo da terra perto deGenebra um anel de 27 km de circunferência, resfriado até chegar a1,9º C a mais que o zero absoluto. Ao redor do anel, foram instaladosquatro grandes detectores, em cujo núcleo se produzirão grandescolisões de prótons (partículas da família dos hádrons). O LHCalcançará 99,999% da velocidade da luz, que é de cerca de 300.000 kmpor segundo.
A potência máxima, de 600 milhões de colisões por segundo, vai gerarmuitas partículas, algumas das quais nunca foram vistas.
Para selecionar os 15 milhões de gigaoctetos de dados colhidos, onzecentros distribuirão a informação bruta a 200 instituições do mundo,que a analizarão e arquivarão.
Entre os detectores, o Atlas e o CMS foram desenhados paraesquadrinhar o chamado bosón de Higgs, uma partícula elementar quedotaria as outras partículas de massa. Sua ausência sacudiria a físicateórica.
"Há uma grande possibilidade de que o bosón de Higgs possa serobservado", diz Yves Sacquin, do Instituto francês de Investigaçãosobre Leis Fundamentais do Universo (IRFU).
À margem de Higgs, "estamos convencidos de que existem no universovárias partículas muito mais pesadas que as que conhecemos. É o quechamamos de matéria negra", explica Aymar.
Saiba o que é o LHC
"O LHC proporcionará a identificação e a compreensão desta matérianegra", que integra 23% do universo, enquanto que a normal representa4% e o restante é constituído de energua escura.
Outro detector, o LHCb, tratará de elucidar o que aconteceu com aantimatéria, presente no momento do Big Bang.
Já o Alice se interessará pelas colisões de íons de chumbo com oobjetivo de recriar um lapso relâmpago da "sopa" primordial de quarkse glúons que formavam a matéria durante os primeiros micro-segundos douniverso, antes da criação dos prótons.
Quando o acelerador começar a funcionar, serão injetados no colisorpacotes de 100 milhões de prótons. Após o início do processo, serãoprovocadas colisões de energia cada vez mais elevadas, até chegar asete vezes a potência do Fermilab dos EUA, até o momento o aceleradormais potente do mundo.
O projeto, em que contribuíram países europeus, os Estados Unidos, aÍndia, a Rússia e o Japão teve um custo de 3,76 bilhões de euros.