sábado, 18 de julho de 2009

40 ANOS DE WOODSTOCK



O Woodstock, festival de rock mais famoso da história, aconteceu no período entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, numa fazenda na cidadezinha de Bethel, no estado de New York. Segundo a revista Rolling Stone, o festival de Woodstock foi um dos 50 momentos mais importantes que mudaram a história do Rock 'n´'Roll. Criado pelo promotor Michael Lang com Artie Kornfeld, John Roberts e Joel Rosenman, o evento reuniu 32 artistas. No filme/documentário, lançado em 1970, aparecem 22 deles, conforme lista abaixo (em ordem alfabética).


Arlo Guthrie
Canned Heat
Country Joe & the Fish
Country Joe McDonald
Creedence Clearwater Revival
Crosby, Stills, Nash
Grateful Dead
Janis Joplin
Jefferson Airplane
Jimi Hendrix
Joan Baez
Joe Cocker
John Sebastian
Johnny Winter
Mountain
Paul Butterfield Blues Band
Richie Havens
Santana
Sha-Na-Na
Sly & The Family Stone
Ten Years After
The Who


O filme ganhou o Academy Award® como melhor documentário (foi nomeado para Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora). Woodstock foi produzido por Bob Maurice e dirigido por Michael Wadleigh, que tinham em sua equipe jovens editores e cineastas como Martin Scorsese, Thelma Schoonmaker, Joel Cox e Tina Hirsch.


No local do festival foi erguido um museu chamado Bethel Woods Center Of Arts, que conta a história da decada de 60, destacando Woodstock como um acontecimento ligado à arte, com exibições multimídia e até eventos educacionais.


Para comemorar esses quarenta anos do festival de Woodstock, será lançada, no dia nove de junho, uma caixa especial contendo três DVDs. Neles está incluída a versão do diretor com quatro horas de duração, mais duas horas de performances inéditas. Foram mais de 300 horas de gravação e uma platéia de cerca de 500 mil pessoas durante os três dias do evento. Muitos estão questionando essas restaurações, principalmente no que se refere ao som, pois alguns fãs estão protestando contra os chamados "overdubs" feitos para restaurar as gravações. Por exemplo, o início da música "Soul Sacrifice" de Carlos Santana, tinha uma percussão especial que quase não aparecia na gravação original. Como o percussionista da banda de Santana já morreu, chamaram seu filho no estúdio e regravaram essa percussão. O "overdub" é um recurso muito usado para consertar eventuais erros e falhas nas gravações ao vivo. Seria o equivalente a uma cobertura de possíveis defeitos de gravação.


O ano de 1969 foi importante na história, pois, além do festival de Woodstock, foi o ano que o homem pisou na Lua. O festival também serviu como um protesto do movimento hippie contra a guerra do Vietnã, que estava no seu auge. Foi também a plataforma para o estrelato de gente como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jefferson Airplane e The Who, que em 1967, já haviam chocado o mundo com suas performances no Festival de Monterey, na California. Outros grandes nomes também se destacaram graças ao Woodstock como, Joe Cocker (sua performance de "With a Little Help From My Friends" se tornou lendária), Crosby, Stills, Nash & Young, Sly & The Familly Stone, Richie Havens, Canned Heat, Joan Baez, Ten Years After e Creedence Clearwater Revival.


Para os mais fanáticos, segue uma lista das 18 performances inéditas que estão nessa edição de aniversário:


Joan Baez: "One Day at a Time"
Country Joe McDonald: "Flying High"
Santana: "Evil Ways"
Canned Heat: "I'm Her Man" and "On the Road Again"
Mountain: "Beside the Sea" and "Southbound Train"
Grateful Dead: "Turn On Your Love Light"
Creedence Clearwater Revival: "Born on the Bayou", "I've Put a Spell on You" and "Keep on Chooglin"
The Who: "We're Not Going To Take It" and "My Generation"
Jefferson Airplane: "3/5 of a Mile in 10 Seconds"
Joe Cocker: "Something's Coming On"
Johnny Winter: "Mean Town Blues"
Paul Butterfield: "Morning Sunrise"
Sha Na Na: "Teen Angel"


Só pra completar, e valendo como pesquisa para os leitores, deixo uma lista dos melhores discos de 1969 ( não é uma lista em ordem de preferência).


Kid Vinil, colunista do portal Yahoo! direto para o Mensageiro da Realidade

http://br.noticias.yahoo.com/s/29042009/48/entretenimento-40-anos-woodstock.html

Fugitivo é suspeito de atentados na Indonésia




Transeuntes deixaram flores em frente ao hotel Ritz Carlton
Autoridades da Indonésia identificaram um perigoso fugitivo como o mais provável suspeito de ter organizado os atentados suicidas contra os hotéis Marriott e Ritz Carlton, que deixaram nove pessoas mortas na sexta-feira, em Jacarta.

Noordin Mohamed Top é procurado pela polícia por ter planejado atentados em Bali em 2002 e 2005, além de outros atentados na Indonésia.

Dois extremistas suicidas, responsáveis pela colocação das bombas nos hotéis, estão entre as vítimas dos atentados de sexta-feira. Metade das vítimas era de estrangeiros, mas nenhuma delas foi formalmente identificada.

A polícia da Indonésia está analisando amostras de DNA e outras provas para tentar identificar quem está por trás das explosões.

Investigação

O chefe das operações anti-terrorismo, Ansyaad Mbai, disse à BBC acreditar que há fortes indicações de que Noordin foi o cérebro por trás das explosões.


Noordin Miohamed Top é procurado desde 2002
Noordin teria sido um dos principais financiadores do grupo militante Jemaah Islamyiah e acredita-se que, recentemente, ele teria fundado seu próprio grupo.

A Jemaah Islamyiah tem ligações com a rede al-Qaeda e tem um longo histórico de cometer atentados na Indonésia, inclusive os atentados de 2002 em Bali, que causaram a morte de mais de 200 pessoas.

As bombas usadas nos atentados de sexta-feira continham pregos e parafusos, entre outras coisas, e eram idênticas às usadas pela Jemaah Islamyiah, informou a polícia.

Segundo Mbai, o objetivo dos atentados era constranger o governo da Indonésia no momento em que o país atravessa maior grau de estabilidade do que no passado.

Segundo a correspondente da BBC em Jacarta Karishma Vaswani, os indonésios ficaram extremamente chocados com as explosões de sexta-feira, pois acreditavam que eventos como esses eram coisa do passado.

Na sexta-feira, investigadores da polícia encontraram uma bomba que não havia explodido e outros materiais explosivos no local que eles chamaram de "centro de controle" para os ataques - a suíte 1808 do hotel Marriott.

Os autores dos atentados se hospedaram no hotel, para onde levaram o material explosivo antes de detonar as bombas, na sexta-feira.

Imagens do circuito interno de TV mostraram um dos autores do atentado usando um boné e puxando uma mala de rodinhas para dentro do restaurante do hotel Marriott. Em seguida é possível ver um clarão e fumaça.

A segurança foi reforçada na Indonésia após os ataques. Quinhentos soldados estão de prontidão para apoiar a polícia na capital, Jacarta, se necessário.

Ombro a ombro

Entre as vítimas das explosões havia vários estrangeiros, entre eles um neo-zelandês, dois australianos e um cingapuriano. Outros 17 estrangeiros estariam entre os feridos.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono condenou os ataques, que descreveu como "cruéis e desumanos".

O presidente americano, Barack Obama, também condenou os atentados, expressando suas condolências aos parentes das vítimas.

O ministro do Exterior da Austrália, Stephen Smith, tinha previsão de chegar a Jacarta neste sábado.

Ele disse quer queria ficar "ombro a ombro com a Indonésia neste momento terrível".

O time de futebol Manchester United, que ia se hospedar no hotel Ritz Carlton na semana que vem para um amistoso em Jacarta, cancelou a viagem.

Os atentados contra os dois hotéis ocorreram apenas algumas semanas depois das eleições presidenciais da Indonésia.

Nos últimos anos, o país de 240 milhões de habitantes vinha sendo elogiado por manter uma democracia pluralista ao mesmo tempo em coibia o terrorismo.

Da BBC de Londres direto para o Mensageiro da Realidade