quinta-feira, 15 de julho de 2010

ABBEY ROAD - 1969



Logo após as desastrosas gravações do que seria o disco Let it Be, e quando o próprio grupo achava que não se reuniria mais, foi surpresa de George Martin quando recebeu o telefonema de Paul McCartney para produzir mais um disco. George Martin topou, e não só produziu o melhor disco dos Beatles como o álbum do grupo que mais vendeu até hoje.

Apesar de ser o derradeiro canto de cisne da banda, Os Beatles nunca tocaram tão bem, não cantaram tão bem e não se mostraram tão maduros como em Abbey Road. É o suspiro final do que foi a melhor banda de rock de todos os tempos.

George Harrison surpreendeu a crítica como compositor, e que levaria adiante até o seu disco solo 'All Things Must Pass'. Paul McCartney foi o mentor musical do trabalho, tendo seu ápice o medley do lado B do disco.
John Lennon, ausente em muitas sessões de gravação, ainda teve fôlego para dar ao grupo duas de suas melhores canções: ' Come Togeher', e 'Because'. Ringo teve seu reconhecimento como músico merecido, tendo seu primeiro solo de bateria num disco dos Beatles.

Parte Rock'n'Roll, parte melódico, o disco ainda tem pitadas de blues, country e até de música clássica e progressiva. John Lennon sempre preferiu o lado A ( de 'Come Together'' à 'I Want You' ) por serem simples canções agrupadas. Paul McCartney e George Martin acham que o lado B é o mais interessante, não pelas músicas, que na maioria são simplesmente trechos inacabados e vinhetas, mas pelo trabalho de juntá-las num trabalho só, como se fosse uma única faixa.

Com lados distintos ou não, o disco é com certeza brilhante, e coincidência ou não, o álbum finaliza com uma faixa que diz adeus não só ao trabalho, mas a melhor banda do planeta.. 'The End'.

'Abbey Road' foi diretamente ao nº 1 das paradas uma semana depois do lançamento, permanecendo lá por 18 semanas. O título do disco foi tirado obviamente dos estúdios que os Beatles gravavam desde 1962. A foto da capa ( idéia de Paul ) foi tirada em 08 de Agosto de 1969 em frente aos estúdios. A faixa de pedestres hoje é mundialmente famosa, tornando-se ponto para fotos e atropelamentos de beatlemaníacos de todo mundo.

Logo depois John Lennon anunciaria ao grupo sua saída, mas isso foi mantido em segredo até 1970. Com o nome Beatles, Paul, George e Ringo ainda finalizariam 'Let it Be'. O grupo oficialmente acabou quando Paul foi a imprensa dizer que ELE havia saído. 'The Dream is Over', mas não completamente. Até hoje os Beatles é a banda que mais vende em todo o planeta e um dos poucos grupos que se dão ao luxo de terem todos os seus discos sempre em catálogo.

REVOLVER - THE BEATLES



1966 é um ano decisivo aos Beatles em vários aspectos. É nesse ano que a banda decide parar de excursionar, também não fazem nenhum filme e dão-se tempo de fazer trabalhos paralelos. Nesse mesmo ano John Lennon tem seu primeiro encontro com Yoko Ono. Em 1966 também foi lançado apenas um disco original dos Beatles - 'Revolver', este, que se não for chamado de divisor de águas, recebe o título de precursor de tudo que viria pela frente. Mas independentemente disso Revolver fala por si mesmo. É um disco brilhante. Pela primeira vez os Beatles conseguiram fazer um trabalho com mais folga ( mas não muita ).Revolver não só é um disco com ótimas canções, como também é o marco da reviravolta de Paul McCartney como compositor.

Com a falta de um script bom, os Beatles decidiram não rodar nenhum filme no início de 66. Com isso, desviaram o horário para as supostas filmagens para o estúdio de gravação. Tiveram mais tempo para experimentar, gravar... e ousar. As gravações ocorreram entre Abril e Junho deste ano. Os Beatles ainda se encontravam no meio de uma excursão, mas era clara a insatisfação da banda tocar ao vivo. Eles estavam piorando como músicos de palco, pois mal se ouviam. Eles... e quem ia assistir aos shows ( naquele tempo o som que se ouvia nos shows eram das próprias caixas do estádio, ou seja.. nem a bateria era amplificada, agora junte isso com milhares de adolescentes gritando..)

Apesar de todo vanguardismo de Revolver e devido ao trabalho e trucagens de estúdio, Os Beatles se tornaram incapazes de tocar alguma música desse novo disco ao vivo.O grupo só tocava músicas dos discos anteriores.Essa diferença fez a banda optar por não excursionar mais, e 2 semanas depois do lançamento de Revolver, os Beatles realizaram seu último show, em 29 de Agosto no Candelstick Park, San Francisco. Depois disso tirariam as tão desejadas férias ( as primeiras desde 1962 ). John iria para a Espanha para filmar ' How I Won The War', Paul trabalharia na trilha sonora de 'The Family Way', George iria para a India aprender cítara, e Ringo... bom, Ringo iria acompanhar John.

Ao contrário de que se pensa, o título Revolver não tem nada a ver com arma ( apesar de besteiras ditas de que o disco 'Gun' foi chamado de 'Revolver' no Brasil ). 'Revolver' vem de revolver, como um disco.O título original deveria se chamar 'Abracadabra', mas foi descartado. A capa do disco assinada por Klaus Voorman, uma amigo antigo dos tempos de Hamburgo ( que mais tarde tocaria baixo em vários discos de John, George e Ringo ) e entrou no 1º lugar das paradas em 10 de Agosto, onde ficou por 7 semanas. Na falta de um 2º disco para ser lançado no natal, a EMI optou por uma coletânea, ' A Collection of Beatles Oldies... But Goldies', sendo esta, a primeria coletânea oficial.

Numa votação realizada em 1998 pela empresa Virgin, 'Revolver' foi eleito como melhor disco já lançados, e em 2001, o álbum repetiu esta façanha numa pesquisa do canal VH-1.