terça-feira, 26 de maio de 2009

FeirArte no Ceará – Homenagem aos 30 Anos do Massafeira Livre

De 1979 até hoje não existiu algum movimento artístico do porte da Massafeira Livre.


O estado do Ceará sempre foi pródigo em revelar artistas, os quais, isoladamente ou incluídos em movimentos culturais, literários e musicais, ao longo de sua existência, mostraram para o Brasil, as suas criativas obras.

Desde a antológica Padaria Espiritual, passando pelo Grupo Clã, Scap, Festival Aqui no Canto, Nação Cariri, O Saco, Soro, Ceará em Canto, entre outros, os artistas cearenses, ou, adotados pelo nosso estado, se destacaram no Brasil e no mundo.

Particularmente no campo da música criada apelos alencarinos, foram vários, os quais, inscreveram seus nomes na história da MPB. Entre eles, Ramos Cotoco, Hilda Marçal Matos, Lauro Maia, Humberto Teixeira, 4 Ases & 1 Curinga, Luiz Assunção (maranhense de nascimento que se criou e viveu no Ceará), Evaldo Gouveia e o Trio Nagô. Todos incluídos na nossa hereditariedade musical trazida do século XIX pelos precursores Alberto Nepomuceno, Branca Rangel e Juvenal Galeno e também revelada em seguida por talentos do quilate de Aleardo Freitas, Gilberto Milfont, Catulo de Paula, Carlos Barroso, Paulo Neves, Pierre Luz, Mário Alves, Moacir Ribeiro de Carvalho, Waldemar da Ressurreição, Caetano Accioly, Vocalistas Tropicais, Euclides Silva Novo, Mozart Brandão (pernambucano adotado pelo Ceará), Guilherme Neto, José Auriz Barreira, Zé Menezes, Jacques Klein e Eleazar de Carvalho.

Nos tempos atuais, a música feita pelos alencarinos tem referência nacional a partir da década de 70 com o surgimento do “Pessoal do Ceará”. Destaques maiores para Belchior, Ednardo e Fagner, os quais também participaram em março de 1979 em Fortaleza, do lendário “Massafeira Livre”, evento que reuniu desde os artistas plásticos, passando pelos poetas até os músicos em quatro dias, "como se fosse o carnaval mudando de data e mais verdadeiro" como está impresso na contra capa do álbum homônimo, na perspectiva de "som . imagem . movimento . gente" como anunciava o criativo cartaz do evento idealizado pelo letrista e arquiteto Brandão.


De 1979 até hoje não existiu algum movimento artístico do porte da Massafeira Livre. Em 1994 foi realizado o Ceará Em Canto - Feira da Música Popular Cearense, que foi uma espécie de tentativa, mas, ficou somente na primeira edição.

Passados 30 anos, um grupo de produtores alternativos de Fortaleza implementa uma homenagem para a efeméride realizando a “FeirArte no Ceará – Homenagem aos 30 Anos do Massafeira Livre”.

A “FeirArte no Ceará – Homenagem aos 30 Anos do Massafeira Livre” pretende celebrar a data realizando uma série de eventos culturais, todos na perspectiva de relembrar com uma atmosfera semelhante ao encontro histórico acontecido em 1979 no Theatro José de Alencar, remetendo também uma avaliação do momento atual da música feita no Ceará e apontando sugestões para o seu futuro.

A programação da “FeirArte no Ceará – Homenagem aos 30 Anos do Massafeira Livre” é a seguinte:

• VIII Encontro Cearense dos Historiadores da Educação
I Encontro Cearense de Geografia da Educação
Roda de Conversa Massafeira Livre, com Ednardo, Teti, Rodger Rogério, e Músicos, entrevistados por Wagner Castro e Pedro Rogério.
Local: Teatro José de Alencar
Data: 25 de maio de 2009
Horário: 20hs

• Audiência Publica:
FeirArte no Ceará: Uma Homenagem Aos 30 Anos do Massafeira Livre
Requerente: V. Ex.ª Vereador Municipal de Fortaleza Ronivaldo Maia
Comenda Honra ao Mérito Augusto Pontes:
Homenageados: Augusto Pontes, BC Neto, Manassés, Fátima Mesquita, Gentil Barreira, Cale Alencar
Local: Câmara Municipal de Fortaleza
Data: 26 de maio de 2009
Horário: 14h30min

• Exposição:
FEIRARTE No Ceará: Uma Homenagem Aos 30 Anos do Massafeira Livre
Curadoria: Augusto Pontes e Nelson Augusto
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Avenida: Barão de Studart, 410.
Data: 26 a 29 de maio de 2009
Horário: 8h às 17hs
Abertura: 26 de maio 2009 às 19hs

• Audiência Publica:
FEIRARTE No Ceará: Uma Homenagem Aos 30 Anos do Massafeira Livre
Requerente: V. Ex.ª Deputado Estadual do Ceará Prof. Artur Bruno
Homenageados: Augusto Pontes, Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Auto Filho
Local: Assembléia Legislativa do Ceará
Data: 27 de maio de 2009.
Horário: 15hs

• Lançamento dos Livros:
No Tom da Canção Cearense do Radio e TV dos Lares e Bares na era dos Festivais
Autor: Wagner Castro
Terral dos Sonhos: O Cearense na Musica Popular Brasileira - Autora: Mary Pimentel
Pessoal do Ceará Habitus e Campo Musical na Década de 70 - Autor: Pedro Rogério
Local: Livraria Livro Técnico (Centro Cultural de Arte e Cultura Dragão do Mar)
Data: 27 de maio de 2009
Horário: 20hs

Exibição do Filme: Patativa Ave Poesia de: Rosemberg Cariri
Exibição do Documentário: Massafeira: Festival de Amostragem de: Robério Araújo
Local: SESC SÃO LUIZ (praça do Ferreira)
Data: 27 de maio de 2009
Horário: 17hs

• SHOW
FeirArte No Ceará: Uma Homenagem Aos 30 Anos do Massafeira Livre
Com os Artistas: Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Manassés, Lucio Ricardo, Chico Pio, Calé Alencar, Regis e Rogério.
Local: Praça do Ferreira
Data: 29 de maio de 2009
Horário: 20hs

Set List – FeirArte no Ceará – Homenagem aos 30 anos do Massafeira Livre

Show 29 Maio 2009 – Praça do Ferreira – 21:00 Hs



01 – Manassés – Nananasalturas

02 – Manassés – Palavra de Amor

03 – Lúcio Ricardo – Em cada tela uma história

04 – Lúcio Ricardo – Aviso aos Navegantes

05 – Lúcio Ricardo – Escolas nos Varais

06 – Régis Soares e Rogério Soares – Jeca Tatu

07 – Régis Soares e Rogério Soares – Pé de Espinho

08 – Régis Soares e Rogério Soares – Arte

09 – Chico Pio – O que foi que você viu

10 – Chico Pio – Pelos Cantos

11 – Chico Pio – Na Subida da Montanha

12 – Calé Alencar – Saudação ao Afoxé Filhos de Gandhi

13 - Calé Alencar – Saudação da Alegria

14 - Calé Alencar - Equatorial

15 – Rodger Rogério – Ponta do Lápis

16 – Rodger Rogério – Barco de Cristal

17 – Rodger Rogério – Retrato Marrom

18 – Teti – Como as primeiras chuvas do caju

19 – Teti – Pé na Terra

20 – Teti – Dono dos Teus Olhos

21 – Ednardo e Teti – Beira Mar

22 – Ednardo – Aurora

23 – Ednardo – Mote Tom e Radar

24 – Ednardo - Longarinas

25 – Ednardo – Mais um frevinho danado

26 – Ednardo e Teti e Rodger – Cavalo Ferro

27 – Ednardo e Teti e Rodger – O Sol é que é o Quente

28 – Todos Juntos – Jardim do Olhar

29 – Todos Juntos – Reizado

30 – Todos Juntos – Terral



OBS – Este Set List poderá ou não ser modificado durante os ensaios.

Do Blog do AVOL Direto para o Mensageiro da Realidade
http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=56592

30 anos do Massafeira

Massafeira começou faz muito tempo, até bem antes do que quando se materializou em forma de um grande ajuntamento de som, imagem, movimento, poesia, e muita, muita gente transando tudo isso, numa efervescência febril, bela e loucamente solta durante quatro dias. Era como se fosse o carnaval mudando de data e mais verdadeiro, março de 1979 / Fortaleza.
De lá pra cá muita coisa aconteceu, inclusive o registro aqui de uma pequena porém significativa parte do que se cantou por lá. Esse espaço extremamente pouco para transmitir e transportar o que se guardou, maturou e explodiu num pique de energia, na cabeça de cada pessoa presente àquela alegria imensa.
No espanto da descoberta que não se traduz, a mágica reza das palavras vestidas de canção na boca plural de todos nós, o chifre desse carneiro apontando o infinito do caminho e a certeza dessa força, motor da transformação e evolução plena, constante nesse imenso estoque de dias que o sol tem pra nascer, se pôr e nascer de novo.
Ednardo - Fortaleza, 1980.

Massafeira na verdade foi um álbum duplo lançado em 1980, a partir de gravações em estúdio de performances de artistas do Ceará, que fizeram parte da Massafeira Livre, evento realizado em março de 1979, no Theatro José de Alencar.
Foram cerca de quarenta músicos, intérpretes, produtores e arranjadores que participaram do evento e do albúm. Todos viajaram para o Rio de Janeiro para gravar o álbum, que foi lançado pela gravadora antiga CBS.
O disco nunca saiu em CD, pois em 26/09/2002, Raimundo Fagner, teria retirado os originais dos discos Massafeira da Sony Music (antiga CBS), sob pretexto que seria projeto exclusivo de Fagner quando dirigia o selo Epic, e esta produção "pertenceria" ao mesmo, e teria sido retirada do âmbito da Sony para posterior relançamento em CDs, pela Fundação Raimundo Fagner junto a DR Music da Fundação Cultural Demócrito Rocha.
Mas isso nunca aconteceu!

Do Blog do Adeodato Direto para o Mensageiro da Realidade

O Anticristo já anda entre nós

O Anticristo trará paz ou guerra?
O Anticristo será um líder que busca a paz e trava guerras. Na busca de paz ele será bem-sucedido e enganador; ao travar guerras ele será destemido e destrutivo. O Anticristo geralmente é descrito na Bíblia como um guerreiro. Suas atividades são resumidas em Daniel 9.27:
"Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele."
Em Apocalipse 6.2, João apresenta o Anticristo ao escrever: "Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer."
Nosso mundo precisa desesperadamente de paz, pessoas sinceras de vários contextos de vida trabalham e oram diariamente por uma paz duradoura. Na verdade, como crentes, somos incentivados pela Bíblia a orar por paz. Ainda assim, a instabilidade política é profunda em muitas regiões do mundo. A busca de uma paz permanente no Oriente Médio exige muita atenção e produz muitas manchetes; muitas vidas e carreiras foram sacrificadas na tentativa de trazer paz à região. Em última análise, no entanto, não haverá paz duradoura no mundo enquanto ele não for governado por Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.
Quando o Anticristo emergir, será reconhecido e aceito por causa de sua habilidade como pacificador. Como líder da confederação multinacional, ele imporá paz a Israel e ao Oriente Médio, iniciando e formulando um tratado de paz para Israel. O Dr. Walvoord escreve sobre essa paz:
Quando um gentio, líder de dez nações, apresentar um tratado de paz a Israel, este será imposto com força superior e não como um tratado de paz negociado, ainda que aparentemente inclua os elementos necessários para tal acordo. Ele incluirá a delimitação das fronteiras de Israel, o estabelecimento de relações comerciais com seus vizinhos – algo que Israel não tem atualmente, e, principalmente, oferecerá proteção contra ataques externos, o que permitirá que Israel relaxe seu estado de constante alerta militar. Também é possível prever que algumas tentativas serão feitas para abrir áreas sagradas de Jerusalém para todas as religiões a elas relacionadas.[1]
No decorrer dos séculos, cristãos e judeus fiéis seguiram a exortação de Salmo 122.6 de "orar pela paz de Jerusalém." Mas a falsa paz do Anticristo não é a "paz de Jerusalém." O tratado ou aliança de paz do Anticristo só trará uma paz temporária e superficial à região. A princípio ela poderá ser eficaz e reconfortante, mas não durará. Depois de três anos e meio ela será quebrada e os gritos de alegria serão substituídos por gritos de aflição. Como todas as obras de Satanás, a vitória proclamada acabará em dor e violência:
Apesar dos detalhes da aliança não serem revelados na Bíblia, aparentemente ela trará grande alívio para Israel e para todo o mundo. O tempo de paz é previsto nas profecias de Ezequiel que descrevem Israel como um povo "em repouso, que vive seguro" nessa época (Ez 38.11). Em 1 Tessalonicenses 5.3 a frase que estará na boca do povo antes da Grande Tribulação cair sobre eles é: "Paz e segurança." ...A paz de que Israel desfrutará por três anos e meio se transformará tragicamente numa paz falsa e no prelúdio de um tempo de angústia incomparável, quando dois de cada três israelitas morrerão na terra (Zacarias 13.8).[2]
Num determinado ponto, por volta da metade da Tribulação, a paz de Israel será desafiada por exércitos invasores do norte (Ezequiel 38-39). Esses exércitos atacarão Israel, desafiando a paz estabelecida pelo Anticristo e sua autoridade. Mas Deus intervirá a favor de Israel, protegendo-o e aniquilando os exércitos invasores (Ezequiel 38.19-39.5). Isso se realizará em parte por um terremoto (38.19,20), em parte por confusão militar (38.21), e por uma praga acompanhada de granizo e fogo (38.22).
Depois desse conflito e da quebra da aliança com Israel, o Anticristo se declarará líder mundial. Isso poderá ser resultado da sua vitória sobre os exércitos invasores. O Dr. Walvoord escreve que "o líder da confederação de dez nações se encontrará numa posição em que poderá proclamar-se ditador mundial, e aparentemente ninguém será forte o suficiente para lutar contra ele. Sem ter que lutar para conseguir isso, ele governará o mundo como instrumento de Satanás."[3] Seu poder e força aumentarão, assim como sua tirania, e isso resultará num desafio final da sua força militar e política, que culminará na batalha de Armagedom (Apocalipse 16.14-16). Como tantos líderes e governantes antes dele, o Anticristo prometerá paz e travará guerras. Ele entrará num conflito de conseqüências globais – um conflito definitivo do tipo "quem ganhar fica com tudo" – e será derrotado e destruído por Jesus Cristo (veja Salmo 2). (Thomas Ice e Timothy Demy - http://www.chamada.com.br)

Papa Bento XVI pede para Obama anunciar a paz entre as nações
Postado por Josafá Filho em janeiro 20th, 2009 9 Comentários Versão para Impressão
O papa Bento XVI enviou um telegrama ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, no qual pede que ele “promova a compreensão, a cooperação e a paz entre as nações”, informou hoje o Vaticano.

“Em uma época na qual tantas pessoas de todo o mundo anelam a libertação do flagelo da pobreza, da fome e da violência, lhe peço que promova a compreensão, a cooperação e a paz entre as nações com o objetivo de que todos possam compartilhar o banquete da vida estabelecido por Deus para toda a família humana”, declarou o pontífice em sua carta.