
Depois de mais de um ano de negociações, Microsoft e Yahoo acordaram hoje uma parceria no negócio dos motores de busca e publicidade 'online', numa tentativa de enfrentar a hegemonia da Google.
O acordo, que foi hoje anunciado em comunicado pelas duas empresas, vai prolongar-se por um período de 10 anos e põe um ponto final a mais de um ano de conversações.
De acordo com os termos da parceria, a Yahoo vai usar o novo motor de busca da Microsoft, o Bing, nos seus 'sites'. Por seu turno, a Yahoo vai ter a responsabilidade de angariar anúncios publicitários associados à pesquisa das duas empresas, que vão partilhar as receitas.
A Microsoft também poderá integrar a tecnologia de pesquisa do Yahoo no seu próprio motor de busca.
Mais de um ano depois de não ter aceite a OPA da Microsoft, a Yahoo espera que esta parceria contribua com 500 milhões de euros para o lucro anual da empresa e permita poupar 200 milhões de custos.
Juntas, as duas empresas detêm cerca de 28% da totalidade do mercado de buscas na internet norte-americano. Só a Google detém 65%, de acordo com os dados de Junho da consultora ComScore.
As acções das duas empresas reagiram de formas diferentes a este anúncio. Enquanto os títulos da Yahoo desciam 7% em Nova Iorque, as acções da Microsoft avançavam 2% para 23,89 dólares
Nenhum comentário:
Postar um comentário